Papéis descartáveis e Panos de Limpeza
PAPEL DESCARTÁVEL
Características fundamentais que precisam ser consideradas em um processo de seleção de qualquer produto desta categoria.
1) Matéria-prima
Todo papel é produzido a partir de polpa de celulose.
Os fabricantes utilizam dois tipos de matéria-prima, as fibras de celulose virgem ou as fibras recicladas.
No caso das fibras recicladas são utilizados dois padrões de qualidade. O primeiro reune apenas aparas (pedaços de papel recortado) que sobram do processo de produção com celulose virgem e a segundo, de menor qualidade, que reune papéis usados pelo menos uma vez em outro processo.
IMPORTANTE
Nós da TERGO somos completamente a favor da sustentabilidade ambiental, mas temos um posicionamento sobre a utilização de produtos reciclados em relação a está categoria de produtos. Recomendamos sempre usar papéis toalha, papéis higiênicos, guardanapos, lençois e lenços fabricados com 100% celulose virgem.
Infelizmente, na medida que não existem garantias sobre a qualidade dos papéis usados e do próprio processo de reciclagem há a proliferação de papéis reciclados de baixa qualidade podem colocar em risco a saúde humana em detrimento do impacto ambiental. A ANVISA através da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) de nº 216 de 15/09/2004 estabelece que:
4.1.13 As instalações sanitárias devem possuir lavatórios e estar supridas de produtos destinados à higiene pessoal tais como papel higiênico, sabonete líquido inodoro anti-séptico ou sabonete líquido inodoro e produto anti-séptico e toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro para secagem das mãos. Os coletores dos resíduos devem ser dotados de tampa e acionados sem contato manual.
4.1.14 Devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos na área de manipulação, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e em número suficiente de modo a atender toda a área de preparação. Os lavatórios devem possuir sabonete líquido inodoro anti-séptico ou sabonete líquido inodoro e produto anti-séptico, toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro de secagem das mãos e coletor de papel, acionado sem contato manual.
2) Gramatura
A gramatura do papel é um dos indicadores de qualidade do papel descartável. A gramatura nada mais é do que o peso do papel e a medição é feita a partir de gramas através da formula g/m². Algumas pessoas costumam confundir gramatura com espessura, porém a espessura é apenas a distância entre duas faces de um papel.
Produtos fabricados com 100% celulose virgem podem ter gramaturas mais baixas devido à sua qualidade (alta absorção, elevado RU e adequada resistência mecânica).
3) Resistência ao Úmido (RU)
Resistência a Úmido é o quanto a folha seca de papel resiste a absorção de água ao ser exposta a umidade. Para agregar essa característica a folha, aplica-se resinas para resistência a Úmido na indústria de papel e celulose. Um papel com RU é capaz de reter pelo menos 10% de sua resistência a seco original quando completamente molhado.
Atualmente, as mais utilizadas para esse fim são as resinas PAE (Poliamida-Epicloridrina), que se trata de Produtos Poliméricos solúveis em água, utilizadas para conferir Resistência a Úmido (RU) ao papel.
Resinas de Resistência à Úmido (RU) tem obrigatoriedade de registro sanitário para uso em materiais que entram em contato indireto com alimentos.
4) Branqueamento
O papel feito com 100% celulose virgem é marrom em seu estado natural (pense em sacolas de papel). O desejado brilho e a brancura de muitos produtos de papel acabados são obtidos através de um estágio de branqueamento com químicos no papel durante o processo de manufatura.
Há uma narrativa enganosa espalhada pelo mercado que garante que quanto mais branco é o papel, melhor é a sua qualidade. Na verdade não há relação alguma entre a cor e a qualidade.
5) Certificação
FSC (Forest Stewardship Council) – esta certificação é uma poderosa ferramenta econômica de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental que combate o desmatamento, contribui para o uso responsável dos recursos florestais, promove a manutenção ou a melhoria dos serviços ecossistêmicos, como o abastecimento de água, estoque de carbono e valores culturais, ajuda na conservação e regeneração das florestas naturais e da vida silvestre, respeita o bem-estar, a dignidade e os direitos dos trabalhadores, das comunidades locais e dos povos indígenas e agrega grande valor socioambiental aos produtos certificados.
Agora vamos falar um pouco sobre os segmentos da categoria de papéis descartáveis, que são: papel toalha, papel higiênico, guardanapo, lençois e lenços.
PAPEL TOALHA
Apresentado em dois formatos, interfolha e bobina. A utilização de papel toalha no formato interfolha ou bobina dependerá do fluxo de pessoas que usualmente frequenta o ambiente.
BAIXO FLUXO DE PESSOAS:
Neste caso o papel toalha Interfolha é o recomendado. Seu toalheiro requer um investimento menor em relação ao toalheiro para bobina.
ALTO FLUXO DE PESSOAS:
A bobina funciona bem neste caso pois atende aproximadamente 50% mais pessoas do que o toalheiro para interfolha, resultando em menor fluxo de compra e menor custo por pessoa.
A toalha de papel é um item prático e conveniente para uma variedade de tarefas de limpeza, que são:
Higiene
Por serem descartáveis, as toalhas de papel podem reduzir a propagação de germes e bactérias.
Economia
Em muitos casos, as toalhas de papel são uma alternativa econômica às toalhas de pano reutilizáveis.
Conveniência
São descartáveis, tornando a limpeza rápida e fácil.
Versatilidade
As toalhas de papel podem ser usadas para uma variedade de tarefas de limpeza, desde limpar balcões, absorver respingos até enxugar as mãos e a face dos funcionários e clientes.
Absorção
As toalhas de papel são altamente absorventes, o que as torna eficazes na limpeza de líquidos.
Características de um bom papel toalha
Uma boa toalha de papel tem alto teor de celulose que torna a sensação de toque delicada e macia.
Uma toalha de papel fabricada com 100% celulose virgem é flexível. Segure ela na mão e puxe levemente terá marcas de que foram puxadas, mas ela não quebrará.
As toalhas de papel de baixa qualidade, por outro lado, têm baixo teor de celulose e pouca flexibilidade, podendo quebrar facilmente com um pouco de força.
As boas toalhas de papel têm alta densidade e resistência e, mesmo se embebidas em água, não se deformam nem se soltam.
Toalhas de papel são absorventes devido à sua estrutura e composição que incluem os espaços entre as fibras que ajudam a reter a água. O comprimento da fibra também desempenha um papel importante, pois fibras mais curtas podem reter mais líquido.
PAPEL HIGIÊNICO
Entre os papéis descartáveis o papel higiênico é o mais produzido e consumido.
A qualidade do papel higiênico é definida principalmente pela sua gramatura, pela quantidade de folhas que o compõe (simples, dupla e tripla) e pela capacidade de absorção, entre outras.
Este produto tem impacto direto na saúde das pessoas. Um papel higiênico de boa qualidade, somado aos cuidados na forma de utilizar o produto, garantem a saúde e o bem-estar dos profissionais e clientes dos ambientes empresariais. Não economize na qualidade, pois isto pode custar caro para o seu negócio!
A escolha do tipo de papel higiênico em geral é definido pela impacto financeiro no budget da empresa, pela autonomia do sistema, pela qualidade do produto (número de camadas, gramatura, suavidade, resistência…) ou até mesmo pelo design do porta papel.
Empresas voltadas para o bem estar e segurança sanitária certamente levarão em conta a alta qualidade do papel e o design dos suportes de papel. Costumam trabalhar com papel higiênico interfolha.
Empresas que possuem um grande fluxo de funcionários ou clientes e trabalham com budget mais apertado devem levar em conta o nível de despesas mensais proporcionadas por cada produto, e neste caso geralmente optam por rolo.
Hospitais e clínicas que possuem alto grau de atenção como foco a saúde dos usuários, levam em conta a proteção proporcionada pelos porta papéis o nível de qualidade que são usadas na fabricação.
GUARDANAPO
Priorizar a qualidade na decisão de compra é sempre o melhor caminho. Um guardanapo de alta qualidade garante uma ótima experiência sensorial e passa uma mensagem de cuidado do estabelecimento com o cliente, gerando uma ótima percepção de valor.
Por ser um produto usado para a higiene pessoal das mãos e bocas dos clientes torna ainda mais importante o foco em qualidade.
Guardanapos de papel de alta qualidade tem demonstrado um significativo aumento de penetração no segmento de restaurantes e eventos de alto padrão, algo que no passado não muito distante era território exclusivo dos guardanapos de pano.
O valor que um produto de qualidade pode adicionar a experiência de um cliente é difícil de ser mensurado, já o custo unitário dele está sempre impresso e visível na nota fiscal de compra do produto. Um é tangível e o outro intangível! Por isso que oferecer experiências valorosas depende da crença dos gestores.
Para selecionar guardanapos de alta qualidade busque sempre analisar os dois aspectos mais importantes, que são:
A) Avaliação da gramatura do produto, pois usualmente quanto maior a gramatura, mais resistente e absorvente ele será. Esta é uma verdade desde que o tipo de matéria-prima usada (as fibras de celulose virgem ou as fibras recicladas) seja de boa qualidade.
B) Busque uma amostra junto ao fornecedor e faça um teste de sensação da textura do guardanapo. Opte por um guardanapo macio ao toque.
PANO DE LIMPEZA
Os panos de limpeza ou panos multiuso da linha WypAll são laváveis e descartáveis.
Panos multiuso para limpeza geral
Com pré-corte
Composição:
Fibras de Celulose e Polipropileno
Benefício:
– Absorção superior de líquidos e óleos
– Alta resistência
– Remove sujeira e graxa
– Lavável
Panos multiuso reutilizáveis para tarefas de limpeza de máxima absorção
Com pré-corte
Composição:
Fibras de Celulose e Polipropileno
Benefício:
– Máxima absorção de líquidos e óleos
– Máxima velocidade de absorção de líquidos
– Resistência superior
– Removem sujeira e graxa
– Lavável
Tecnologia Hydroknit™
União de fibras de celulose e polipropileno por meio de um hidrotecido.
Power Pockets™
Maior poder de limpeza.
Certificação FSC
Gestão da cadeia de custódia de nossa matéria-prima de origem florestal.
Selo de Conformidade
Cumprimos as normas metrológicas para
garantir produtos confiáveis em relação á nossa especificação. Ou seja, nossa variação é controlada.
ISO 9001
Sistemas de Gestão de Qualidade.
ISO 1400
Sistema de Gestão Ambiental.
Certificação BASC
Garante que nossa cadeia de suprimentos tenha padrões e procedimentos globais de segurança para o comércio internacional.
OEA
União de fibras de celulose e polipropileno por meio de um hidrotecido.
Para esta linha temos suportes apropriados para fácil utilização.