Desde os tempos da Grécia e Roma antigas, dada a elevada taxa de analfabetismo, os comerciantes e artesãos colocavam pinturas do tipo de bens que vendiam. Surgia assim o primeiro conceito de marca, através também da estenografia (arte de escrever por meio de abreviaturas), fazendo com que a especialidade do vendedor fosse identificada pelos símbolos.
Os anos se passaram e apenas a partir dos anos 80 nasce a visão da marca como algo de valor para a empresa, uma fonte de riqueza, um ativo intangível. Apesar da marca ser uma ferramenta do marketing, foram os gestores da área financeira que se aperceberam de seu valor e consequentemente da importância estratégica a longo prazo, através da reestruturação de grupos e em situação de venda de marcas (neste contexto que se teve consciência do valor monetário delas). Desde então não há mais dúvida, a marca é um importante capital intangível, um elemento fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
A importância da “marca”, o seu valor e os aspectos específicos da sua gestão como a identidade, a imagem, a notoriedade, as associações à marca e o posicionamento são os pontos de afinidade, ou não, entre as empresas e seus consumidores (B2C) ou as empresas e os seus clientes (B2B).
“A jornada de produtos, para marcas registradas, para marcas é uma das grandes histórias do último século. É uma história que teve efeitos profundos sobre como as empresas lidam com os consumidores. E como as pessoas lidam com as empresas.” Kevin Roberts – CEO de uma das melhores agências globais de publicidade, a Saatchi & Saatchi, de 1997 a 2014
Em nosso blog teremos um espaço amplo e importante para falarmos das empresas com as quais trabalhamos e compartilhar muitos detalhes da longa história percorrida por cada uma delas na construção e manutenção das suas marcas.